WordPress?... o que vem a ser...




fonte e créditos:  ajudablogueiros 


O que é WordPress? 

A melhor plataforma de blogs e sites da atualidade!





Você sabe o que é WordPress? 

"É uma plataforma de blogs ou de sites? "

"É grátis? "


"É online ou hospedada?"

"WordPress - Plataforma CMS"

...

..."principais dúvidas ao redor do WordPress"...

...contando:

"um pouco mais da história dessa plataforma que é hoje utilizada por milhares de sites da internet."

"O surgimento do WordPress"

"O nascimento do WordPress não foi do zero como muitos pensavam, mas sim a partir de uma plataforma de blogs já existente, o b2/cafelog, que hoje é a base do b2evolution. O mesmo é escrito em PHP e Mysql, e estima-se que até 2003 foi usado em até 2.000 blogs."

"E um dos que tinha um blog feito com essa plataforma é ninguém menos do que Matt Mullenweg, um dos fundadores do WordPress. Ele já tinha colaborado no código-fonte do b2/cafelog com algumas melhorias, mas viu o desenvolvimento parar, o que lhe motivou a criar um fork da plataforma."

"Ao lado de Mike Little e do desenvolvedor original do b2/cafelog, Michel Valdrighi, nascia ali os primeiros códigos da plataforma que viria a se chamar WordPress, nome sugerido por Christine Selleck, uma amiga Mullenweg."

"A primeira versão pública que marca o lançamento da plataforma é 0.70, sem codinome, lançada em 27 de maio de 2003, e ainda com boa parte da estrutura b2/cafelog."

"Desde então o WordPress seguiu com desenvolvimento constante, evoluindo para uma plataforma muito mais completa, e com possibilidades de uso para as mais diversas finalidades."

"Entendendo a diferença entre as versões"

"Uma dúvida que muitos iniciantes tem é sobre as versões que existem da plataforma WordPress. E isso se da pelo uso do nome ser igual, apenas mudando a terminação do domínio que leva para cada versão."

..."as diferenças são notáveis, 
o que merece uma explicação detalhada 
para não deixar dúvidas":

WordPress.org
WordPress.org - Plataforma Hospedada

"Ao acessar este domínio, você confere a versão de código-aberto e hospedada do WordPress, que é aquela que surgiu lá trás com Matt Mullenweg, como explicado no começo desse  artigo."

Esta é a versão que a grande maioria das pessoas se refere, e para simplificar, chamamos ela só de WordPress (ou a siga WP). Caso queira utiliza-la, precisará de uma hospedagem de sites (preferencialmente Linux) com suporte a PHP e Mysql para instalar o WordPress manualmente ou via instalador.

Esta versão não possui nenhuma limitação embutida, você só ficará limitado as características do seu plano de hospedagem ou servidor, fora isso pode fazer o que bem quiser com seu WordPress.

Também neste domínio você encontrará os repositórios oficiais de temas e plugins, além do suporte da comunidade, e informações sobre novidades e eventos relacionados a plataforma.

Vale mencionar que desde de 2010 esta versão não é mais controlada por Matt Mullenweg ou pela empresa Automattic, mas sim por uma fundação independente.

WordPress.com
WordPress.org - Plataforma Online
Esta é versão que muitos acham que é o WordPress de que todos falam, o que é um enorme ERRO!

Já começamos pelo fato do WordPress.com ser controlado pela Automattic (que é do Matt Mullenweg), não sendo um projeto de código aberto, apesar do mesmo permitir que qualquer um possa ter um blog WordPress de graça.

Entretanto o serviço gratuito tem grandes limitações, além de haver modificações na parte de login e gestão do WordPress, algo que pode dificultar a criação de blogs profissionais.

É possível também ter acesso a mais recursos, mediante a assinatura paga de um plano, mas que ainda assim não chega perto das possibilidades que a plataforma de código aberto oferece.

Sua existência se da mais para aqueles que querem criar um blog pessoal grátis ou um projeto mais simples, competindo fortemente com o Blogger e Medium, apesar desta primeira opção ser da Google e oferecer mais possibilidades.

...concluindo...
..."a explicação da diferença entre as versões usando como exemplo o projeto Chromium, que é um navegador de código-aberto, do qual o Google Chrome se baseia, que é um software privado com suas próprias modificações."

Vantagens de se usar WordPress

Apesar de ser a plataforma mais popular atualmente do mercado, existem outras opções além do WordPress, como o Blogger, Tumblr, Medium, Joomla e Drupal que também servem para gerenciar blogs ou sites.

Mas então porque essas plataformas são tão ofuscadas pelo WordPress? A resposta para isso deve-se as grandes vantagens que o WordPress oferece:

Gratuito
Sendo 100% gratuito, com o WordPress você não te gera nenhum custo de aquisição ou recorrência para ter uma excelente plataforma de blogs e sites rodando, o que é uma grande vantagem frente a seus concorrentes.

Além disso não há limitações de downloads, instalações ou qualquer outra coisa do tipo. Todo o potencial da plataforma está liberado e pode ser usado de forma irrestrita por você em quantos projetos quiser.

Código-aberto
"Como você já sabe, o WordPress tem código-aberto, ou seja, qualquer um pode usa-lo e modifica-lo como bem entender. Isso abre diversas possibilidades de se criar projetos incríveis usando essa plataforma."

Talvez o que mais se destaca dessa característica são os plugins e temas desenvolvidos por terceiros, que estão disponíveis aos milhares na internet e oferecem inúmeras soluções para plataforma.

Outra vantagem é uma maior velocidade de atualizações, sejam incrementais ou de correções, já que qualquer membro da comunidade pode verificar o código e contribuir para seu aperfeiçoamento.

Atualizado
Diferente da maioria dos seus concorrentes, o WordPress é constantemente atualizado, trazendo sempre as mais recentes novidades do mercado para sua plataforma.

Isso significa uma constante adição de novos recursos e funções, melhorias no seu funcionamento e desempenho, além de uso das mais recentes tecnologias da web.

Otimizado
Apesar de ser uma plataforma extremamente completa, o WordPress é igualmente enxuto, entregando muito sem necessidade de consumir espaço, memória e processamento extra.

Sua otimização é muito boa, garantindo velocidade e estabilidade na execução das tarefas, mesmo com uma enorme quantidade de conteúdo e plugins ativos operando em seu projeto.

Suporte
Um grande ponto a favor do WordPress é o suporte, seja através dos canais oficiais da comunidade ou por terceiros, sempre há algum conteúdo ou alguém que possa estar lhe ajudando com a plataforma.

A mesma também recebe atenção especial da hospedagens de sites, que na grande maioria dos casos está preparada para suportar o WordPress sem grandes problemas.

Integrações
Por ser atualmente tão popular no mercado, diversos serviços e ferramentas podem ser integrados ao WordPress com 100% de compatibilidade. E fazendo isso via plugins, o que deixa tudo mais rápido e simples de se configurar quando comparamos com outras plataformas.

O próprio WordPress também já trás várias integrações nativas, como os embeds automáticos que são criados facilmente só inserindo a URL original deles no editor de conteúdo. Isso poupa tempo, agiliza processos e evita bugs de scripts e iframes.

Temas
O sistema de temas do WordPress é extremamente sofisticado, e permite que você modifique profundamente o design, layout e até funções do seu projeto dependendo de qual tema você instalar.

Além disso há outra grande vantagem embutida, que é o repositório oficial de temas do próprio WordPress, onde você encontra milhares de opções para usar de graça, não se limitando ao tema padrão que já acompanha a plataforma.

Plugins
Possivelmente a maior vantagem do WordPress frente aos seus concorrentes, é também o recurso que mais se destaca dentro da plataforma: plugins!

Introduzidos nas primeiras versões do WordPress, eles permitem modificar profundamente a plataforma nos mais variados aspectos, desde adição até remoção de recursos e funções.

Assim como os temas, você encontra milhares deles disponíveis de graça no repositório oficial, e existem opções para as mais diversas necessidades que você pensar.

Segurança
No quesito segurança o WordPress não decepciona, e ao longo de todos os seus anos no mercado nunca teve nenhuma falha ou ocorrência grave no seu código-fonte ou sites.

Grande parte dos incidentes relacionados a plataformas são ligados a plugins ou temas de terceiros, que estavam desatualizados ou eram de procedência duvidosa.

Além disso tudo, existem também diversos plugins gratuitos para melhorar ainda mais a segurança do WordPress, que você opcionalmente instalar se quiser tornar sua instalação bem mais protegida contra ataques e invasões.

Intuitivo
Um dos principais motivo do WordPress ter se tornando uma plataforma de sucesso é sua usabilidade super intuitiva. Mesmo para os mais leigos em tecnologia e que nunca tiveram contato com a plataforma antes não terão grandes dificuldades em usa-lo.

A instalação do WordPress é totalmente visual e auto-guiada, necessitando apenas completar dados simples, deixando toda a parte “pesada” para a plataforma.

Com ele instalado, toda a parte de administração é bem organizada e simples, permitindo que faça-se configurações complexas de forma rápida e gerencie seu projeto sem grandes segredos.

O que da para criar com o WordPress?

Já sabemos o que é WordPress, de onde ele surgiu, quais são as diferenças entre suas versões, e as vantagens que temos ao usa-lo. Mas afinal, o que da para criar com o WordPress?

Blogs

Tema Épico - Exemplo Blog

A finalidade inicial do WordPress ainda é o principal motivo de uso da plataforma, ou seja, permitir a criação de blogs do zero de forma simples e rápida.

É possível gerenciar projetos super profissionais e grandes com a plataforma, o que se valida com o WordPress sendo usado pelos principais portais da internet, como o Globo.

Sites

Elementor Plugin - Exemplo Site
A segunda finalidade que mais se destina para o WordPress é para a criação de sites, podendo ser feitos com temas (como o Épico), plugins construtores de páginas (como o Elementor), ou usando ambos.

É possível criar sites extremamente bons e complexos, com todas as páginas que você precisa, design e layout sofisticados, e otimizações para SEO e segurança.

Ecommerce

Storefront - WooCommerce Theme - Exemplo Loja Virtual
Com a ajuda do plugin WooCommerce, que é atualmente da Automattic, você consegue criar uma loja virtual completa no seu WordPress.

Existe gestão de estoque, clientes, pedidos, vendas, e muito mais. Existem também temas específicos de WooCommerce que exibem seus produtos e todas as páginas necessárias de uma loja virtual.

Há também plugins de WooCommerce, que servem para adicionar mais recursos, como moedas e opções de frete do Brasil, por exemplo.

Área de membros

Usando plugins específicos para esta finalidade, como o OptimizePress, somados a uma plataformas de afiliados ou processadores de pagamento, é possível criar uma área de membros com grande qualidade e facilidade usando o WordPress.

As principais vantagens frente as demais soluções da web são o custo reduzido e o maior grau de personalização que uma solução em WordPress pode oferecer.

Também pode-se considerar a falta de limitações, como usuários, vendas, aulas, cursos, etc que as plataformas online normalmente tem. Além de um controle maior sobre os seus clientes, desde o acesso até seus dados.

Fórum e Redes Sociais

WordPress Forum - bbPress Exemplo
Se você deseja ter um fórum na internet, saiba que o WordPress também pode te ajudar nisso, através do plugin bbPress
Já se o seu desejo é ter uma rede social, existe também o plugin BuddyPress.

Ambos plugins já foram no passado plataformas derivadas do WordPress com independência, e agora atua de forma integrada, o que simplifica tudo e ainda abre mais possibilidades, como o uso de plugins e temas do WordPress.

Vale a pena usar o WordPress ou não?

De todas as plataformas de gestão de conteúdo que existem hoje na internet, o WordPress é a maior em diversos sentidos, desde sua comunidade até a quantidade de projetos que o utilizam.

Porém, Isso não necessariamente faz dele a melhor opção de plataforma para você usar, já que cada caso exige um estudo, que envolve diversos fatores, e pode levar a recomendações diferentes.

"Mas no geral, se seu objetivo é ter um blog ou site profissional, consideramos que vale muito a pena usar o WordPress como plataforma." 




"O post O que é WordPress? A melhor plataforma de blogs e sites da atualidade! apareceu primeiro em Ajuda Blogueiros."

Postar um comentário

0 Comentários